Naked Por Aí...: dezembro 2018

14 de dezembro de 2018

Revisão Embraiagem - Yamaha MT-09





Quem cuida sempre tem... Já dizia a minha querida avó.

A minha Yamaha MT-09, já conta com 40.000 quilómetros de puro uso e com os discos de embraiagem estão praticamente novos...
Com as medidas muito próximas das medidas originais de fábrica (novas).

Por opção do cliente (eu), foi determinada a substituição das molas do prato de pressão. Optando assim por umas molas com mais rigidez, ideais para pilotagem desportiva.
Também foi substituído o rolamento do prato de pressão.

Como mencionado, não foram encontrados quaisquer desgaste nos discos metálicos, empenos abaixo de 0.04mm (limite mínimo do apalpa folgas), sendo o limite fábrica de 1.00mm.



Assim como os discos metálicos, os discos de fricção também estavam em perfeitas condições, com desgaste mínimo, praticamente novos.
Óleo de qualidade, reduções bem feitas e manutenção preventiva.

Que venham os tracks de 2019...

10 de dezembro de 2018

Massa suspensa e massa não suspensa



Bora lá falar uma beca de massa suspensa e massa não suspensa?!

Massa suspensa - conjunto que é  sustentado pelo conjunto de suspensão.
Massa não suspensa - conjunto que fica em contacto com o solo e a suspensão.

A grosso modo, a massa suspensa é o chassi, motor, periféricos e acessórios; a massa não suspensão são as rodas, pneus, casquilhos, rolamentos, cremalheira, corrente, braço oscilante, bainha ou jarra e maxilas.
Dica
Se querem retirar peso ao conjunto, melhorar o desempenho, agilidade e reacção da mota, comecem por aqui, pela massa não suspensa.

E a suspensão e o amortecedor?!
Podemos dizer que o conjunto de suspensão é 50/50, uma vez que o conjunto sustenta o peso da massa suspensa e é empurrado pela massa não suspensa.
Olá suspensão upside-down... As jarras (peça com maior peso) são fixas  na massa suspensa e as bainhas trabalham com a massa não suspensa.

Não vou-me aprofundar muito, mas em breve trarei detalhes... 😉🔩🔧🛠