Pois bem, com o término da garantia, chegou a hora de escolher o óleo que irá lubrificar o CP3, coração da minha Yamaha MT-09, a Bulma. Apesar de poder fazê-lo dentro do período de garantia, desde que mantenha as especificações recomendadas pelo fabricante como forma de me salvaguardar de futuros problemas e precalço, optei por utilizar os produtos disponíveis nas oficinas Yamaha, mais precisamente os óleos e fluídos da Yamalube.
Agora com o término da garantia, de livre arbítrio, a escolha recaiu sobre a Motul 7100 10W40 100% sintético e para filtrar todas as futuras impurezas, filtro de origem Yamaha.
Quais são as vantagens? O que muda? O que quer dizer isso e aquilo?
Porquê o Motul 7100 e não o Castrol Racing 1?
Apesar dos dois serem especificado pela norma japonesa JASO e possuirem a nota MA2, o fluído da Motul tem API SN (2011 - ****), enquanto o da Castrol tem o API SL (2001 - 2004). Isso quer dizer que o fluído da Motul é mais recente, proporciona uma maior resistência a oxidação, melhor protecção e melhor desempenho na partida a frio (causa de muitas avarias por falta de lubrificação).
Apesar de ter sido uma escolha pessoal, na teoria o Motul 7100 é ligeiramente melhor e apresenta as normas máximas internacionais, API SN e JASO MA2.
Contudo, apesar do Motul ser superior, pelo menos no papel, na próxima revisão que é sensivelmente daqui a 6.000 quilómetros, irei testar o Castrol Power 1 Racing.
Contudo, apesar do Motul ser superior, pelo menos no papel, na próxima revisão que é sensivelmente daqui a 6.000 quilómetros, irei testar o Castrol Power 1 Racing.
E o Motul 300V?
Apesar de efectuar a troca de 6.000 em 6.000 quilómetros, uso a mota diariamente e uso "severo" aos fins de semana. Com tal uso e uma vez que o 300V não tem a mesma capacidade de ciclos de aquecimentos, em comparação a um óleo normal", a escolha acabou recaindo sobre o 7100.
Qual é a diferença entre um lubrificante 100% sintético e semi-sintético?
Como puderam ver, o óleo mineral esteve fora dessa lista, mas ele foi fundamental na escolha. O óleo mineral é de fonte natural, extraído do petróleo, as suas moléculas não são perfeitas, possuem tamanhos e composições diferentes; com isso o óleo mineral é menos resistente ao calor, cria mais atrito e tem uma durabilidade relativamente curta. Enquanto o óleo 100% sintético é que uma reação química, diria que um produto puro, perfeito e a sua grande vantagem é resistência ao calor o período de vida maior.
E o semi-sintético, onde e como entra ele entre esses dois?
Pois bem, o óleo semi-sintético é uma mistura do fluído mineral, com o óleo sintético. Até aqui tudo bem, mas um óleo semi-sintético poderá conter 95% de óleo mineral que como viram acima, é um óleo inferior e apenas 5% de sintético que é o melhor que podemos utilizar como lubrificante. Apenas esses 5% de óleo sintético, dará-lhe o direito usar o nome semi-sintético e nas embalagens não costuma estar discriminado a quantidade exacta de óleo mineral e sintético que contém aquela "mistura".
E com essas informações, acabei fundamentando a minha escolha e espero que ajude na vossa.
Um forte abraço a todos, boas curvas e até a próxima.
Pois bem, o óleo semi-sintético é uma mistura do fluído mineral, com o óleo sintético. Até aqui tudo bem, mas um óleo semi-sintético poderá conter 95% de óleo mineral que como viram acima, é um óleo inferior e apenas 5% de sintético que é o melhor que podemos utilizar como lubrificante. Apenas esses 5% de óleo sintético, dará-lhe o direito usar o nome semi-sintético e nas embalagens não costuma estar discriminado a quantidade exacta de óleo mineral e sintético que contém aquela "mistura".
E com essas informações, acabei fundamentando a minha escolha e espero que ajude na vossa.
Um forte abraço a todos, boas curvas e até a próxima.
Muito bom. Gostei do artigo.
ResponderEliminarÉ fácil fazermos nós a revisão? Pelo menos as trocas de oleo e filtros? (Sistema de travagem não me aventuro). A minha garantia termina agora em Abril e estou a ponderar fazer a minha também. Ah, já agora a minha Naked é uma Z900. Abraço e boas curvas